Seguidores


Língua Inglesa - Professora Siglea Mallet

EEEF.República Argentina
Projeto Bullying - "Quem somos deixa marcas".


Turmas envolvidas: 5º e 6º séries.
Disciplinas envolvidas:
- Língua Inglesa,Língua Portuguesa,Artes e Religião.


Justificativa:
Este projeto foi escolhido para ser trabalhado durante o IIºTrimestre de 2011 devido ao grande número de problemas relacionados a violência (BULLYING) e consequentemente na falta de disciplina no ambiente escolar.
O bullying é um tipo de violência que não pode estar presente no espaço escolar. A escola precisa encarar esse desafio, promover uma cultura de paz e respeito às diferenças individuais. Agressões físicas e verbais, mesmo em formas de brincadeiras, podem trazer sérias conseqüências ao comportamento do aluno, afeta a sua vida escolar e influencia os traços de sua personalidade.


Objetivos:


1.Sensibilizar a comunidade escolar para a existência do bullying e suas consequências;


2.Incentivar os alunos a refletirem sobre suas responsabilidades e boas práticas;


3. Discutir e refletir os problemas enfrentados na escola,mais especificamente o BULLYING NA ESCOLA.


4.Fornecer ferramentas para que os próprios alunos elaborem seus conceitos.


Avaliação:
A avaliação será feita em todas as disciplinas envolvidas com o projeto,serão considerados os seguintes critérios:Participação oral e escrita em todas as atividades propostas. Capricho,empenho e pontualidade na entrega das tarefas feitas individualmente ou em grupo.


Ao final do projeto espera-se que o aluno tenha sido capaz de superar os obstáculos,tenha coragem de expor e falar - abertamente - sobre os problemas relacionados ao BULLYING e suas consequências. Se torne um estudante mais maduro e consciente revendo suas atitudes para ser participante ativo na mudança que esperamos.


Estratégias:
- Contextualização do assunto através de leitura de dez histórias que expressam o BULLYING NA ESCOLA;
Coleção Bullying na Escola
Títulos:
- Malidicência e fofocas;
- Preconceito racial;
- Preconceito regional;
- Preconceito Religioso;
- Preconceito físico;
- Agressão Verbal;
- Agressão Física;
- Violência Verbal;
- Roubo de Material;
- Exclusão do Grupo.
 Blue Editora - Autora:Cristina Klein
- Explicação do significado do tema BULLYING;
- Levantamento de palavras relacionadas às situações de BULLYING;
- Discussão sobre os diferentes participantes da ação do BULLYING:participante ativo,participante passivo e expectador;
- Relação entre palavras relacionadas ao BULLYING,locais onde o BULLYING costuma ser praticado - mais especificamente no ambiente escolar - e as diferentes reações dos participantes - ativo,passivo e espectador dentro desta situação de violência.
- Confecção de cartazes para ilustrar o tema e serem expostos nos corredores da escola;
- Elaboração de histórias baseadas em situações reais vivenciadas pelos próprios alunos,mas utilizando personagens imaginários;
- Dramatização de diferentes situações escolhidas pelo grupo de alunos em cada turma.
- Buscar caminhos para os problemas enfrentados;
- Criação de frases relacionadas ao BULLYING - Concurso de frases contra o BULLYING.